29 abr 10 Dicas para Alunos do Nível Intermediário (GB2)
Passado o período de iniciante no jiu-jitsu o praticante entra no programa de nível intermediário (GB2), com o aprendizado de novas técnicas de quedas e de chão. Com o acréscimo de um exercício novo na aula, o sparring, e é aonde surge diversas dúvidas. Separamos 10 dicas para ajudar em mais uma transição de programa.
1 – Caso ainda não se sinta preparado para o programa de avançados, você tem a opção de não fazê-lo. Mas o interessante é mesclar com as aulas de iniciantes, como por exemplo: 3 vezes na semana participar das aulas de iniciantes e 2 vezes na semana o programa de intermediários. Caso não consiga ir, a escola, todos os dias, priorize as aulas de iniciantes. Faça uma transição progressiva até que você se sinta confortável de somente frequentar as aulas de nível intermediário.
2 – Respeite as dores do seu corpo! Descansar também é treino, e observar a aula e o treino dos companheiros, também é uma forma de aprendizado. O corpo da sinais de cansaço, e devemos aprender a respeita-los. Essa atitude evitara lesões desnecessárias e assim terá mais constância, de presença, nas aulas.
3 – Busque ter e manter uma alimentação saudável e balanceada. A Dieta Gracie pode servir como base inicial de sua reeducação alimentar.
4 – No período do sparing, o treino livre, é muito comum o praticante que está vindo do programa de iniciantes ter dúvidas de como inicia o treino. Puxa para guarda ou começa passando a guarda?! Recomendamos iniciar sempre pelo seu ponto mais fraco, ou seja, se o praticante se sente confortável passando a guarda, deve assim puxar para a sua guarda. Assim vale o mesmo para o praticante que se sente confortável fazendo guarda, começar o treino passando a guarda é o ideal. Mas caso ocorra um embate de ambos quererem o mesmo objetivo, aconselhamos o revezamento! Aonde um começara puxando para a guarda, e caso o treino recomece, o outro terá a vez de puxar para guarda.
5 – Informe sempre ao professor e aos seus parceiros de treino sobre as suas condições físicas momentâneas. Isso vai te ajudar a não se machucar, e uma melhor relação de amizade e companheirismo.
6 – Não fique frustrado com o mal rendimento, inicial ou momentâneo, no novo programa, de intermediários! É um programa que poderá misturar praticantes de vários níveis técnicos. Aproveite para fazer mais amizades, trocar informações, tirar dúvidas e se dedicar mais nas aulas. Lembre-se que se a evolução técnica não ocorreu, a evolução mental será primordial.
7 – Não seja negligente no aprendizado das novas técnicas de quedas ensinadas em aula! O entendimento dessas técnicas será de fundamental importância para o programa de avançados!
8 – Estude sobre as regras do jiu-jitsu esportivo. Saiba com o professor as melhores fontes de estudo, pois cada evento tem a sua regra especifica.
9 – Eventualmente procure frequentar treinos de competição, seminários e assistir campeonatos. Essas experiências te ajudarão na sua evolução técnica e mental.
10 – Se achar necessário, faça aulas particulares. Essa pratica irá acelerar o seu aprendizado e ajudara a te deixar mais seguro e apto!